sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O ILUSIONISTA: CAPÍTULO I



         Em 2015, véspera de ano eleitoral, o prefeito de Cocal já contava com um estádio de futebol na cidade, com gramado, vestuários e tudo, localizado na Baixa do Mutirão, que estava abandonado desde antes de 2013. Para enfrentar a reeleição, o prefeito deu vida ao gramado, ajeitou os vestuários, os banheiros, a fachada, etc. Tudo ficou arrumado, prontinho para se fazerem as... fotografias.

         Vejam:











         Vieram as eleições do ano seguinte, isto é, de 2016, e o estádio de futebol continuava bom, quer dizer, mais ou menos. Então, o prefeito se reelegeu, alcançando aquilo que tanto pretendia, e o estádio... nunca mais esteve em fotografias... 

         Foi aí que, como as próximas eleições só seriam agora em 2020, o mesmo prefeito que em 2015 espalhava fotos de um campo de futebol lindo, lançou novamente aquele estádio da Baixa do Mutirão ao abandono, ficando tudo destruído daquela época até hoje. Fez isso lentamente para que, nas vésperas da próxima eleição, ou seja, deste ano de 2020, aquele bem público estivesse tão destruído, mas tão destruído!, que o povo entraria em êxtase ao ver novamente outro estádio 'novinho em folha' sendo construído, sem um só vereador para analisar a prestação de conta de tal construção.

         Assim planejou, assim está executando: como se fosse um 'ilusionista', um 'hipnólogo', o prefeito, já tendo hoje seu pré-candidato escolhido pelo Governador, apresenta à plateia um novo projeto, melhor que o anterior; para o encantamento das mesmas pessoas cujos olhos brilharam em 2015, sem se tocarem de que, após as eleições, aquele belo estádio seria largado às traças, como de fato aconteceu.

         Vejam:





            E, para terminar este capítulo da série “O ILUSIONISTA”, como sempre, em nossas matérias, temos perguntas. Destas vez tão atraentes quando as imagens do novo estádio:


1)      De 2015 para cá, quem foi que abandonou aquele estádio lindo que foi usado para conquistar a simpatia dos eleitores nas vésperas do ano eleitoral de 2016, com as mais belas fotografias nas redes sociais?

         Resposta: Foi o prefeito, com o silêncio e a ausência de providências da chamada “oposição” na Câmara.

2)      Se toda aquela maravilha de estádio, que existia em 2015, virou um bem público sucateado, por ter sido abandonado após as eleições, quem aqui aposta que, DESTA VEZ, será diferente? Vale a pena gastar tanto dinheiro para que, em breve, esteja tudo desperdiçado?

            Resposta: Apostar, ninguém aposta. Mas ainda têm aqueles que caem nesse ilusionismo tão caro aos cofres públicos, enquanto o povo, inclusive eles, sofre a viajar pra Parnaíba em busca de atendimento médico. Não vale a pena empregar tanto dinheiro em uma obra para, em seguida, ela ser abandonada até se perder tudo o que nela se gastou.

         E agora, uma previsão nossa:

         Ao que tudo indica, esse estádio de futebol será construído antes das eleições deste ano (Mas pode ser que não!). Ficará “lindo” -- Não tão “lindo” quanto a casa do prefeito, óbvio! Mas tem um detalhe: haverá eleições em 2024, e o prefeito APOSTA TUDO na memória fraca do povo. Então, façam um print das seguintes palavras para que vocês comprovem no futuro o quanto elas são realistas:

         Após as eleições deste ano de 2020, esse estádio de futebol, a ser construído este ano, será aos poucos abandonado, sem que que vocês percebam, pois será mesmo aos pouquinhos. A classe política fará isso para que, já em 2023, o estádio esteja do jeito que se encontra hoje o estádio da Baixa do Mutirão: inutilizável. E lá pelo ano de 2024, o sucessor do prefeito surgirá nas redes sociais com uma reforma caríssima e espetacular, para lançar brilho no olhar dos eleitores. E muitos deles irão aplaudir, a exemplo dos muitos que hoje aplaudem, como se o estádio que este ano foi prometido fosse tão luxuoso quanto a casa do prefeito, e como se não estivesse prestes a ser abandonado de propósito para que, no futuro, exista pretexto para se gastar mais dinheiro público. Ou será que é difícil para um 'ilusionista' experiente divertir a plateia? Abram os olhos.






Creative Commons License

Nenhum comentário:

Postar um comentário