sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

A PROPAGANDA E O NEGÓCIO SEM ALMA


         Há mais ou menos dois anos e meio, o prefeito de Cocal-PI, Rubens Vieira (PSDB), ao comemorar a aquisição de veículos novos pela Prefeitura, com os impostos da população, pronunciou as seguintes palavras, segundo o site GP1:
"Esse é um trabalho de responsabilidade e compromisso com a coisa pública."
(Rubens Vieira) 

         Já o secretário municipal de Saúde da época, Jefse Vinute, que em Outubro do mesmo ano, 2017, estaria foragido da Justiça sob ordens de prisão preventiva, resultantes da Operação Escamoteamento, também comentou a aquisição dos carros, dizendo, segundo o mesmo site, o seguinte: 

      “Esses veículos vão dar mais agilidade e qualidade ao atendimento dos usuários.”
 (Jefse Vinute) 
  
Foto tirada DOIS MESES APÓS  a 2ª FASE da Operação Escamoteamento ser deflagrada em Cocal, com 96 mandados judiciais.
                  Segundo o Ministério Público Estadual, o atual prefeito comandou um esquema milionário de corrupção em suposta associação criminosa com o referido secretário, quando este fazia parte da comissão de licitação do município há alguns anos. E há poucos meses, a Operação Dom Casmurro conseguiu o afastamento de mais uma comissão de licitação suspeita de mais fraudes, desta vez em concurso público da prefeitura. Nesse contexto, de graves escândalos de corrupção, é que o prefeito, há pouco mais de dois anos, recebia veículos novos, assim como já havia ocorrido em anos anteriores, mas sempre lançando esses bens públicos ao total abandono. E o interessante é que, na frase destacada nesta matéria, o prefeito disse ter “compromisso com a coisa pública”. Mas vejam, nas fotos aqui expostas, a evidente falta de compromisso do prefeito com os bens da cidade, isto é, com o fruto do suor dos cidadãos de bem, que gastam tanto tempo e energia trabalhando a vida toda dignamente.

         Mas antes vermos as fotos, vejamos uma importante pergunta sobre as consequências disso tudo: 

         Se o ex-secretário de saúde da época disse que os carros dariam “agilidade e qualidade” no atendimento ao povo, o fato de muitos desses automóveis estarem hoje abandonados não ajuda explicar porque atualmente a saúde de Cocal deixa tanto a desejar, como tem sido, aliás, ao longo das últimas décadas?  

         Por fim, vejam abaixo ainda o que é propaganda e o que é realidade, explicados neste exemplo: No ano de 2013, o atual prefeito ostentava uma faixa em um carro-pipa como propaganda de sua suposta preocupação com quem passava necessidade de água na zona rural. Na faixa, a propaganda era a seguinte: “O PREFEITO RUBENS VIEIRA TRAZ MAIS UMA CONQUISTA PARA O POVO DE COCAL. Fez isso também com uma retroescavadeira. Mas a realidade foi outra: enquanto hoje ocorrem inúmeras denúncias de pessoas sem abastecimento d’água (umas até se submetendo a favores políticos de “líderes políticos” que se aproveitam da miséria alheia), aquele mesmo carro-pipa que carregava uma faixa de “auto-paparicagem” do prefeito, hoje está sem carregar o que deveria: água potável para quem passa sede. Está, em vez disso, carregando o peso do esquecimento, do abandono e da falta de compromisso com a coisa pública. Pois o prefeito deve saber: "O que os olhos não veem, o coração não sente”. Afinal, ele colocou uma grande faixa para que os olhos do povo vissem os veículos novinhos, mas não coloca hoje uma faixa neles, para que o povo saiba onde eles foram parar. E, possivelmente achando que nunca alguém mostraria os seus desmandos, a sua incoerência, o prefeito de Cocal parece ter feito o que não devia, como se fosse o dono do mundo. Pois agora vejam com seus próprios olhos; e deixem os seus corações sentirem; e abram em suas casas as suas torneiras, os seus chuveiros, mas não se esqueçam de que existem pessoas precisando ter, no mínimo, esse belo carro-pipa cheio de água todo dia, em vez da humilhação de correr atrás de medíocres "favores" políticos.

         Vejam as fotos:

A PROPAGANDA...
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário