quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

DESEMBARGADOR PIAUIENSE X “ESCÂNDALO DAS LARANJAS”


    O “Escândalo das Laranjas” (utilização de mulheres por homens unicamente para serem eleitos, supostamente ocorrido em Cocal dos Alves – PI ano passado) será julgado pelo Poder Judiciário em Cocal e, após sentença, certamente seguirá para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Foto de 2019, ocasião de entrega de título de Cidadão Cocalense ao Corregedor Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), Desembargador Hilo de Almeida Sousa (centro da imagem).  À esquerda, Des. José James.


    Atualmente (até 2022), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é o Desembargador José James Gomes Pereira, natural de Parnaíba-PI, membro da Academia Parnaibana de Letras e que tem se destacado na alta sociedade piauiense por ser um dos grandes defensores dos direitos da mulher no nosso Estado, segundo consta. Está na sua biografia um registro de uma vasta atuação em favor da causa feminina. Em setembro do ano passado (2020), o referido Desembargador, COM RAZÃO, demonstrou-se preocupado com a utilização de mulheres em “candidaturas laranjas”. No site do TRE-PI, ele deu a seguinte declaração, em defesa da cidadania e da democracia brasileira:
 

    O Desembargador José James chegou a publicar uma pequena mensagem para as mulheres, com destaque especial para os direitos conquistados por elas. Escreveu ele no Dia Internacional das Mulheres, em 2017: 

  Em Cocal, o Des. José James já atuou in loco, para um suposto estudo em busca da viabilização de um Juizado Especial de Pequenas Causas para nossa cidade, segundo matéria do blog Tropical Notícias, de Raimundo Martins. Nessas fotos abaixo, extraídas dessa matéria, o Desembargador esteve em Cocal também para verificar o andamento dos trabalhos do Fórum do nosso município, na condição de Corregedor de Justiça do Estado:



    Não sabemos se deu certo a implantação do Juizado de Pequenas Causas em Cocal, pretendida pelo Desembargador. Seria uma grande conquista para o povo. Mas o fato é que, quanto à defesa da mulher, ele tem mesmo grande destaque, (como se vê no print abaixo), o que é muito bom para as mulheres piauienses. Pois casos como o "Escândalo das Laranjas", de Cocal dos Alves, são um atentado contra todo o Judiciário brasileiro e, acima disso, contra todas as mulheres do país. 


    Enfim, todos nós devemos ter esperança na justiça, enquanto grande parte do povo ainda não entende o tamanho do mal que faz a si mesmo quando aceita a corrupção como algo normal. E que a justiça, por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, atualmente presidido pelo Des. José James, e a justiça de Cocal, junto ao Ministério Público, recaiam todos firmes e fortes sobre o “Escândalo das Laranjas”, de Cocal dos Alves, de um modo EXEMPLAR em respeito a todas as dignas mulheres trabalhadoras que, quase sempre, são USADAS como bandeira política apenas para se conquistar o poder sobre a simpatia do público. Pois na hora de incentivá-las a buscar seu espaço com garra e determinação, falham de propósito e menosprezam o potencial delas, como se elas fossem apenas assessórios úteis aos objetivos deles. E o que é certo é que não basta haver direitos  concedidos à mulheres tudo certinho no papel, nem assim homenagens, se tudo isso for burlado IMPUNIMENTE pelo sistema público que, na percepção geral, econtra-se quase todo infectado por imoralidades. Que os juízes e desembargadores do nossa Estado se mantenham firmes contra esse mal.
À esquerda, Osmar Vieira, protagonista do "Escândalo das Laranjas" (2020) em Cocal dos Alves - PI; à direita, Des. José James, defensor das mulheres e hoje presidente do TRE-PI.(foto de 2013)


    Caso você queria entender, de forma rápida e resumida, os detalhes do “Escândalo das Laranjas” de Cocal dos Alves-PI, referido nesta matéria, clique aqui.  










http://www.blogdocoveiro.com.br/2019/08/fotos-desembargador-hilo-de-almeida-e.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário